Autora: Mônica Cristiane David Orientadora: Evelise Maria Labatut Portilho Resumo : É na Educação Infantil que a criança aprende a conviver em grupo, a dividir objetos e a fazer parte de uma instituição educativa que lhe possibilita a compreensão e a elaboração de regras. Para que a professora de Educação Infantil possa trabalhar voltada à.. saiba mais →

Autora: Juliana Boff Aramayo Cruz Orientadora: Evelise Maria Labatut Portilho Resumo : A presente dissertação tem como objetivo de estudo a investigação da prática pedagógica das professoras de Educação Infantil. Para tanto, identificam-se as características que diferenciam a professora do conhecimento técnico e a professora da sabedoria prática. A metodologia utilizada para a investigaçãz foi.. saiba mais →

Autora: Maria Gabriela Zgôda Cordeiro Afonso Orientadora: Evelise Maria Labatut Portilho Resumo : Atualmente, no Brasil, encontramos poucas pesquisas desenvolvidas no âmbito da Educação Infantil, especialmente no que se refere à formação de professores e suas conseqüências na aprendizagem e no ensino. Nota-se uma tendência para escrever sobre esse segmento de ensino, apenas, do ponto.. saiba mais →

Autora: Simone Aparecida de Souza Dreher. Orientadora: Evelise Maria Labatut Portilho. Resumo : A presente dissertação tem como objetivo identificar e categorizar as estratégias metacognitivas predominantes nas crianças em processo de alfabetização, auxiliando a professora alfabetizadora a repensar sua prática de sala de aula. Para o entendimento dos processos de aprendizagem foram utilizados, como referencial,.. saiba mais →

Autora: Thalita Folmann da Silva Orientadora: Evelise Maria Labatut Portilho Resumo : A partir de 2010, em todas as escolas brasileiras o Ensino Fundamental de nove anos foi efetivado. Com a ampliação do ensino percebeu-se a necessidade de entender, criticamente, a aprendizagem do aluno, da professora e a prática pedagógica no 1º ano. Os participantes.. saiba mais →

Autora:  Hilda Maria Zanetti Heller de Mattos Orientador: Ricardo Tescarolo Resumo : A presente dissertação é o relato da pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, parte de uma pesquisa maior, realizada pelo GAE- Grupo de Aprendizagem e Conhecimento na Ação Educativa num CMEI – Centro Municipal de Educação Infantil localizado na cidade de Curitiba.. saiba mais →

Autora: Evelise Maria Labatut Portilho Orientadora: Maria Africa de La Cruz Tomé Este trabajo presenta el estudio del proceso de aprendizaje en la universidad teniendo como temas principales los Estilos de aprendizaje y la Metacognición. Estos temas exigen una toma de conciencia por parte del sujeto en su manera de ser o de funcionar en.. saiba mais →

Em nosso último encontro finalizamos o capítulo 5, do livro “Enriqueça o cérebro” de Eric Jensen. As principais ideias discutidas foram: De acordo com o autor, os estudantes com necessidades especiais são vítimas de negligência, trauma, transtorno de aprendizagem e de comportamento. Inclui indivíduos que sofrem de síndrome alcoólica fetal, atrasos no desenvolvimento e abusos.. saiba mais →

Em nosso último encontro estudamos as ideias do capítulo 5, do livro “Enriqueça o cérebro” de Eric Jensen. As principais ideias discutidas foram: Ao tratar da pobreza, o autor refere-se à condição na qual há uma falta crônica e significativa de acesso a recursos. Em geral, essa situação leva a um efeito adverso, em função.. saiba mais →

A seguir nossas principais discussões sobre livro.   Entre as principais considerações podemos destacar:   O cérebro humano está em constante mudança. A taxa de desenvolvimento cerebral torna os humanos suscetíveis a influências mais duradouras da experiência pré-natal. Essa suscetibilidade pode ser descrita de duas maneiras: maleabilidade do cérebro e neuroplasticidade. A maleabilidade refere-se à.. saiba mais →