Dissertação: Comunicação na relação professor/aluno da 1ª etapa Ciclo I do Ensino Fundamental : consequências no aprender e ensinar

Autora: Lia Beatiz Silva Munhoz da Rocha

Orientadora: Evelise Maria Labatut Portilho

Resumo : As relações e interações que acontecem no ambiente educativo podem ser identificadas por meio da comunicação. A presente dissertação apresenta uma investigação acerca da comunicação da professora alfabetizadora. A pesquisa tem como objetivo analisar a comunicação da professora da 1ª Etapa do Ciclo I do Ensino Fundamental de uma Rede Municipal do Estado do Paraná, relacionando-a ao seu estilo de ensinar e às condutas do aluno em processo de alfabetização. O estudo acerca da comunicação teve como fio condutor as idéias de Freire (1985; 1988; 2005; 2007), Luria (1985), Vygotsky (1991; 1998); Postic (2007), Tescarolo (2005), Rios (2001), Reyzábal (1993), Polity (1997), entre outros. Ao tratar da aprendizagem que acontece na sociedade aprendente utilizou-se o referencial teórico baseado em autores cognitivistas, tais como Pozo (1998; 2002; 2004; 2006), Claxton (2005) e Bransford, Brown e Cocking (2007). O referencial que baseou os estudos dos estilos de ensinar foram, principalmente, Bennet (1979), Ausubel (s/d), Geijo (2007), Rios (2001), Freire (1998; 2007), Tescarolo (2005), Postic (2007) e Pozo (2002). A pesquisa tem abordagem qualitativa, tendo como amostra 77 ambientes educativos de 25 escolas. A comunicação da professora, assim como seus estilos de ensinar e a conduta dos alunos foram identificados por observações nos ambientes educativos. Os dados permitem inferir que as atitudes das educadoras são reveladas por meio da comunicação e que estão fundadas em concepções teóricas. Entende-se que as professoras se encontram no centro do processo ensino/aprendizagem, gerando condutas, sobretudo, dependentes por parte do aluno. Por outro lado, observou-se um movimento de abertura para o diálogo com as crianças indicando uma aproximação entre o par educativo e, consequentemente, uma conduta mais operativa.

Para ler a dissertação na integra, clique no link abaixo:

Comunicação na relação professor/aluno da 1ª etapa Ciclo I do Ensino Fundamental : consequências no aprender e ensinar 

 


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GAE

 

Grupo de Estudo
Este grupo de pesquisa iniciou suas atividades em 2004, compondo a linha Teoria e Prática do Programa de Pós Graduação Strito Sensu em Educação da PUCPR.
As primeiras pesquisadoras (Arlete, Evelise, Isabel, Laura, Simone e Sonia), seis psicopedagogas, tinham clareza e determinação com relação ao objeto de estudo – o processo de aprendizagem.
O primeiro projeto foi batizado com o nome O aprendente do seu aprender e do aprender do outro, que visava identificar e analisar as estratégias de aprendizagem das crianças da 1ª série do Ensino Fundamental, assim como os estilos de aprendizagem e ensino das professoras.
Em 2006, por necessidade de alinhamento ao programa, a mesma pesquisa passou a ser denominada Aprendizagem e Conhecimento na Formação Docente. A parceria com a Rede Municipal de Ensino de Curitiba o contato com 25 escolas, 403 crianças, 82 professoras alfabetizadoras e 77 ambientes educativos. Como conclusão do estudo, muitas dissertações de mestrado, trabalhos de conclusão, artigos em periódicos e eventos científicos foram apresentados, culminando com a publicação do livro – Alfabetização. Aprendizagem e Conhecimento na Formação Docente. Curitiba: Champanhat, 2011.
Em 2009 foi elaborado o segundo projeto de pesquisa – Aprendizagem e Conhecimento na Ação Educativa, com o objetivo de atender o segmento da Educação Infantil e conhecer as representações construídas pelas professoras sobre o seu papel docente. Este projeto obteve financiamento do CNPQ e da Fundação Araucária. Primeiramente, a pesquisa foi realizada em uma escola privada de Educação Infantil de Curitiba, que possibilitou o estudo piloto e a reorganização da metodologia. A segunda etapa, em nova parceria com a rede Municipal de Ensino de Curitiba, foi desenvolvida em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). Esta pesquisa deu origem a vários artigos científicos, dissertações, trabalhos de conclusão de curso, desenvolvimento de material pedagógico e, a elaboração de um novo livro.
Em 2012 o grupo de pesquisadores se ateve a construção do terceiro projeto de pesquisa denominado – Aprendizagem e Conhecimento na Formação Continuada, cujo objetivo é promover espaços de intervenção na formação continuada de professores, para a ressignificação de suas aprendizagens como pesquisadores de suas práticas pedagógicas visando a potencialização da aprendizagem discente, na perspectiva da transformação da realidade complexa, nos diferentes contextos educativos. O projeto envolve a realidade educativa da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Universitário.
Hoje, o GAE conta com mais de 20 pesquisadores, que se reúnem semanalmente, para estudar, refletir, discutir, construir, analisar conceitos, idéias, dados observados e vividos, no movimento desafiador de aprender no e com o grupo. Aprendizagem, ensino, escola, estratégias e estilos de aprendizagem e ensino, metacognição, formação de professores e ambiente educativo são temas privilegiados por este grupo.
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GEA
 
Grupo de Estudo
O GEA iniciou suas atividades em 2005, na PUCPR, com o objetivo de estudar o conceito e as pesquisas sobre aprendizagem na perspectiva de autores que privilegiam este processo nas suas pesquisas.
Os encontros acontecem semanalmente, tendo como premissa oferecer um lugar onde o desejo de estar junto para aprender seja o disparador do estudo sobre a aprendizagem humana.
Faz parte deste grupo alunos da graduação, especialização, mestrado, doutorado, assim como profissionais da Educação e
professores de diferentes áreas do conhecimento. Sem sombra de dúvida, é a diversidade de perfis dos integrantes que dá o “colorido” ao trabalho.
Na coordenação do GEA contamos sempre com a organização de um dos participantes, garantindo a qualidade dos trabalhos.
Neste espaço acontece a discussão dos temas, previamente selecionados e individualmente elaborados, que no grupo são ampliados e ressignificados, considerando as experiências e conhecimentos prévios dos participantes. São momentos de trocas que permitem repensar a prática e fundamentar a teoria que a sustenta.
A partir desta experiência grupal, pesquisas, livros, artigos em periódicos e livros, dissertações e teses, trabalhos de conclusão de curso são construídos.
É um grupo de estudo aberto à comunidade. Se você ficou com vontade de estar conosco, entre em contato fazendo um comentário ou encaminhando um e-mail.
Estamos lhe esperando!
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