Autora: Lia Beatiz Silva Munhoz da Rocha
Orientadora: Evelise Maria Labatut Portilho
Resumo : As relações e interações que acontecem no ambiente educativo podem ser identificadas por meio da comunicação. A presente dissertação apresenta uma investigação acerca da comunicação da professora alfabetizadora. A pesquisa tem como objetivo analisar a comunicação da professora da 1ª Etapa do Ciclo I do Ensino Fundamental de uma Rede Municipal do Estado do Paraná, relacionando-a ao seu estilo de ensinar e às condutas do aluno em processo de alfabetização. O estudo acerca da comunicação teve como fio condutor as idéias de Freire (1985; 1988; 2005; 2007), Luria (1985), Vygotsky (1991; 1998); Postic (2007), Tescarolo (2005), Rios (2001), Reyzábal (1993), Polity (1997), entre outros. Ao tratar da aprendizagem que acontece na sociedade aprendente utilizou-se o referencial teórico baseado em autores cognitivistas, tais como Pozo (1998; 2002; 2004; 2006), Claxton (2005) e Bransford, Brown e Cocking (2007). O referencial que baseou os estudos dos estilos de ensinar foram, principalmente, Bennet (1979), Ausubel (s/d), Geijo (2007), Rios (2001), Freire (1998; 2007), Tescarolo (2005), Postic (2007) e Pozo (2002). A pesquisa tem abordagem qualitativa, tendo como amostra 77 ambientes educativos de 25 escolas. A comunicação da professora, assim como seus estilos de ensinar e a conduta dos alunos foram identificados por observações nos ambientes educativos. Os dados permitem inferir que as atitudes das educadoras são reveladas por meio da comunicação e que estão fundadas em concepções teóricas. Entende-se que as professoras se encontram no centro do processo ensino/aprendizagem, gerando condutas, sobretudo, dependentes por parte do aluno. Por outro lado, observou-se um movimento de abertura para o diálogo com as crianças indicando uma aproximação entre o par educativo e, consequentemente, uma conduta mais operativa.
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