Segue abaixo nossas últimas considerações discutidas no GEA a partir da leitura do capítulo 3 do livro “Alfabetização”. Estudando sobre as estratégias de aprendizagem:

Estratégias de processamento da informação:

  • O ser humano é capaz de memorizar inúmeras informações, assim como os animais. No entanto, nos animais a memorização é mecânica e nos seres humanos a memorização ocorre por meio de uma memorização compreensiva.
  • Segundo Pozo (2002, p.37) “para dar significado a informação recebida, as pessoas necessitam de conhecimentos com os quais relacionar e dar significado a essa informação”.
  • Devemos observar na criança de que maneira ela processa o que recebe. É possível haver obstáculos na entrada da informação, quando não sabe o que fazer com a informação e quando não sabe expressar ideias sobre a informação trazida.
  • O processamento da informação tem relação com a compreensão obtida por cada aprendiz. A pessoa que codifica bem a informação é aquela que vai além do que recebeu.
2 Respostas para 09/05 – 10º encontro sobre o livro: ALFABETIZAÇÃO: aprendizagem e conhecimento na formação
  1. Lia Beatriz M da Rocha 29 de maio de 2012 at 22:17 Responder

    Adorei ler o blog e saber sobre os encontros e estudos do grupo. Quanta saudades… Muito aprendi e coloquei em prática no meu cotidiano educacional…
    Beijos a todos e ótimo estudo
    Lia

    • Oi Lia,
      Sinta-se convidada a participar do grupo, que continua na PUC, todas as quartas-feiras às 17h15.
      Obrigada pelo carinho,
      Abraço
      GEA


[top]
Deixe uma Resposta