Autora: Simone Aparecida de Souza Dreher.
Orientadora: Evelise Maria Labatut Portilho.
Resumo : A presente dissertação tem como objetivo identificar e categorizar as estratégias metacognitivas predominantes nas crianças em processo de alfabetização, auxiliando a professora alfabetizadora a repensar sua prática de sala de aula. Para o entendimento dos processos de aprendizagem foram utilizados, como referencial, autores cognitivistas como Juan Ignacio Pozo (2002; 2004); Guy Claxton (2002); John D. Bransford, Ann L. Brown e Rodney R. Cocking (2007); e para os estudos da metacognição foram consultados os pressupostos de Flavell (1999), Mayor (1995) Burón (1996), Mateos (2001) e Portilho (2004, 2006). As estratégias metacognitivas pesquisadas se referem a como as crianças se autorregulam na hora de planejar, supervisionar e avaliar as atividades de leitura e escrita. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, para a qual foram realizadas entrevistas semiestruturadas com enfoque descritivo, em 396 alunos do I ciclo da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. Os resultados obtidos revelam que as crianças pesquisadas utilizam estratégias metacognitivas. De maneira geral, quando elas planejam a atividade, ora focam a leitura, ora o desenho, a escuta da história ou a própria escrita, e, ao mesmo tempo, preocupam-se em organizar os materiais expostos para iniciar a tarefa (lápis, borracha etc.). Elas supervisionam o que realizam baseadas no referencial externo (na fala, ação, correção ou ordem do outro), assim como avaliam as atividades analisando as facilidades e dificuldades que possuem para o entendimento das palavras e/ou letras. Durante o ano letivo, foi possível verificar que a escolha das estratégias varia conforme o período escolar e que, em alguns momentos, as crianças avançam nas escolhas das estratégias e em outros momentos recuam a uma fase anterior. A pesquisa possibilitou o entendimento sobre a elaboração e compreensão que a criança faz dos conteúdos ministrados em sala de aula.
Para ler a dissertação na integra, clique no link abaixo:
Deixe um comentário