Dissertação: Estratégias metacognitivas de alunos em processo de alfabetização :uma reflexão sobre o aprender do aluno e o ensinar do professor.

Autora: Simone Aparecida de Souza Dreher.

Orientadora: Evelise Maria Labatut Portilho.

Resumo : A presente dissertação tem como objetivo identificar e categorizar as estratégias metacognitivas predominantes nas crianças em processo de alfabetização, auxiliando a professora alfabetizadora a repensar sua prática de sala de aula. Para o entendimento dos processos de aprendizagem foram utilizados, como referencial, autores cognitivistas como Juan Ignacio Pozo (2002; 2004); Guy Claxton (2002); John D. Bransford, Ann L. Brown e Rodney R. Cocking (2007); e para os estudos da metacognição foram consultados os pressupostos de Flavell (1999), Mayor (1995) Burón (1996), Mateos (2001) e Portilho (2004, 2006). As estratégias metacognitivas pesquisadas se referem a como as crianças se autorregulam na hora de planejar, supervisionar e avaliar as atividades de leitura e escrita. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, para a qual foram realizadas entrevistas semiestruturadas com enfoque descritivo, em 396 alunos do I ciclo da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. Os resultados obtidos revelam que as crianças pesquisadas utilizam estratégias metacognitivas. De maneira geral, quando elas planejam a atividade, ora focam a leitura, ora o desenho, a escuta da história ou a própria escrita, e, ao mesmo tempo, preocupam-se em organizar os materiais expostos para iniciar a tarefa (lápis, borracha etc.). Elas supervisionam o que realizam baseadas no referencial externo (na fala, ação, correção ou ordem do outro), assim como avaliam as atividades analisando as facilidades e dificuldades que possuem para o entendimento das palavras e/ou letras. Durante o ano letivo, foi possível verificar que a escolha das estratégias varia conforme o período escolar e que, em alguns momentos, as crianças avançam nas escolhas das estratégias e em outros momentos recuam a uma fase anterior. A pesquisa possibilitou o entendimento sobre a elaboração e compreensão que a criança faz dos conteúdos ministrados em sala de aula. 

Para ler a dissertação na integra, clique no link abaixo:

Dissertação: Estratégias metacognitivas de alunos em processo de alfabetização :uma reflexão sobre o aprender do aluno e o ensinar do professor.

 


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GAE

 

Grupo de Estudo
Este grupo de pesquisa iniciou suas atividades em 2004, compondo a linha Teoria e Prática do Programa de Pós Graduação Strito Sensu em Educação da PUCPR.
As primeiras pesquisadoras (Arlete, Evelise, Isabel, Laura, Simone e Sonia), seis psicopedagogas, tinham clareza e determinação com relação ao objeto de estudo – o processo de aprendizagem.
O primeiro projeto foi batizado com o nome O aprendente do seu aprender e do aprender do outro, que visava identificar e analisar as estratégias de aprendizagem das crianças da 1ª série do Ensino Fundamental, assim como os estilos de aprendizagem e ensino das professoras.
Em 2006, por necessidade de alinhamento ao programa, a mesma pesquisa passou a ser denominada Aprendizagem e Conhecimento na Formação Docente. A parceria com a Rede Municipal de Ensino de Curitiba o contato com 25 escolas, 403 crianças, 82 professoras alfabetizadoras e 77 ambientes educativos. Como conclusão do estudo, muitas dissertações de mestrado, trabalhos de conclusão, artigos em periódicos e eventos científicos foram apresentados, culminando com a publicação do livro – Alfabetização. Aprendizagem e Conhecimento na Formação Docente. Curitiba: Champanhat, 2011.
Em 2009 foi elaborado o segundo projeto de pesquisa – Aprendizagem e Conhecimento na Ação Educativa, com o objetivo de atender o segmento da Educação Infantil e conhecer as representações construídas pelas professoras sobre o seu papel docente. Este projeto obteve financiamento do CNPQ e da Fundação Araucária. Primeiramente, a pesquisa foi realizada em uma escola privada de Educação Infantil de Curitiba, que possibilitou o estudo piloto e a reorganização da metodologia. A segunda etapa, em nova parceria com a rede Municipal de Ensino de Curitiba, foi desenvolvida em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). Esta pesquisa deu origem a vários artigos científicos, dissertações, trabalhos de conclusão de curso, desenvolvimento de material pedagógico e, a elaboração de um novo livro.
Em 2012 o grupo de pesquisadores se ateve a construção do terceiro projeto de pesquisa denominado – Aprendizagem e Conhecimento na Formação Continuada, cujo objetivo é promover espaços de intervenção na formação continuada de professores, para a ressignificação de suas aprendizagens como pesquisadores de suas práticas pedagógicas visando a potencialização da aprendizagem discente, na perspectiva da transformação da realidade complexa, nos diferentes contextos educativos. O projeto envolve a realidade educativa da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Universitário.
Hoje, o GAE conta com mais de 20 pesquisadores, que se reúnem semanalmente, para estudar, refletir, discutir, construir, analisar conceitos, idéias, dados observados e vividos, no movimento desafiador de aprender no e com o grupo. Aprendizagem, ensino, escola, estratégias e estilos de aprendizagem e ensino, metacognição, formação de professores e ambiente educativo são temas privilegiados por este grupo.
×
GEA
 
Grupo de Estudo
O GEA iniciou suas atividades em 2005, na PUCPR, com o objetivo de estudar o conceito e as pesquisas sobre aprendizagem na perspectiva de autores que privilegiam este processo nas suas pesquisas.
Os encontros acontecem semanalmente, tendo como premissa oferecer um lugar onde o desejo de estar junto para aprender seja o disparador do estudo sobre a aprendizagem humana.
Faz parte deste grupo alunos da graduação, especialização, mestrado, doutorado, assim como profissionais da Educação e
professores de diferentes áreas do conhecimento. Sem sombra de dúvida, é a diversidade de perfis dos integrantes que dá o “colorido” ao trabalho.
Na coordenação do GEA contamos sempre com a organização de um dos participantes, garantindo a qualidade dos trabalhos.
Neste espaço acontece a discussão dos temas, previamente selecionados e individualmente elaborados, que no grupo são ampliados e ressignificados, considerando as experiências e conhecimentos prévios dos participantes. São momentos de trocas que permitem repensar a prática e fundamentar a teoria que a sustenta.
A partir desta experiência grupal, pesquisas, livros, artigos em periódicos e livros, dissertações e teses, trabalhos de conclusão de curso são construídos.
É um grupo de estudo aberto à comunidade. Se você ficou com vontade de estar conosco, entre em contato fazendo um comentário ou encaminhando um e-mail.
Estamos lhe esperando!
×
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com