Autora: Hilda Maria Zanetti Heller de Mattos
Orientador: Ricardo Tescarolo
Resumo : A presente dissertação é o relato da pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, parte de uma pesquisa maior, realizada pelo GAE- Grupo de Aprendizagem e Conhecimento na Ação Educativa num CMEI – Centro Municipal de Educação Infantil localizado na cidade de Curitiba no Estado do Paraná (Brasil). O foco central desse trabalho fez-se sobre as perspectivas dos estudos da infância e da história da formação de professores no segmento da Educação Infantil em nosso país, sobretudo nas questões relativas ao gênero. A Educação Infantil é o nível de ensino correspondente à primeira etapa da educação básica, refere-se ao atendimento em creches e escolas de crianças da faixa etária de zero a seis anos. Essa educação formal e institucionalizada a que nos referimos, tem respaldo legal no Brasil desde 1996, pela LDB/9.349/96- Lei de Diretrizes e Bases da Educação. O referencial teórico desse trabalho está embasado em Ariès (1981), Rousseau (2004), Costa (1989), Oliveira (2002), Kramer (1999), entre outros. A fundamentação teórica sobre a categoria gênero está respaldada na construção desse conceito desde a Ilustração com Rousseau, Wollstonecraft na Europa e Nísia Floresta no Brasil, passando pelos três momentos importantes do feminismo, pelo pensamento de Beauvoir até que se constituísse atualmente, nas teses de Scott, Butler e Louro como uma questão para além do feminismo. Para esse estudo, contou-se com a colaboração de vinte e cinco professoras da Educação Infantil. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram a observação de um encontro chamado de “reflexivo” porque levantou hipóteses para a pesquisa futura do qual foi feito o relato analisando-se a temática a dinâmica dos sujeitos envolvidos sobre a história de sua própria formação e as influências recebidas para a escolha da profissão, de uma entrevista semi- estruturada que permitiu identificar como se constitui o processo de feminização na formação das profissionais que atuam no magistério da Educação Infantil, apurar o perfil dos sujeitos, bem como, identificar o que entendem sobre gênero. A aplicação dos instrumentos com 25 professoras revelou que ainda existem poucos estudos sobre essa temática, que as próprias professoras acreditam que cabe à mulher a educação das crianças, que a docência na educação infantil não é uma atividade masculina e que a discussão de gênero não fez parte de sua formação.
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DISSERTAÇÃO: A QUESTÃO DO GÊNERO E A FORMAÇÃO DA PROFESSORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
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