Autora: Juliana Boff Aramayo Cruz
Orientadora: Evelise Maria Labatut Portilho
Resumo : A presente dissertação tem como objetivo de estudo a investigação da prática pedagógica das professoras de Educação Infantil. Para tanto, identificam-se as características que diferenciam a professora do conhecimento técnico e a professora da sabedoria prática. A metodologia utilizada para a investigaçãz foi de caráter qualitativo, num universo de trinta e duas professoras de Educação Infantil de uma escola da rede pública de Curitiba. Para a coleta de dados selecionam-se como instrumentos a entrevista semiestruturada, aliada à observação descritiva e reflexiva das salas de aula, ao memorial das professoras e aos registros fotográficos dos ambientes educativos. Os autores utilizados para as análises são Tardif (2002; 2009), Gauthier et al. (2006), Boff (1998; 2008; 2009) Bassedas; Huguet & Solé (1999). O estudo revela que as características encontradas na professora do conhecimento técnico e da sabedoria prática não são distintas. O que diferencia uma professora da outra é a maneira como cada docente percebe e vivencia cada uma dessas características. Tanto a professora do conhecimento técnico quanto a da sabedoria prática apresentam formação específica para a docência. A relação entre o khrónos, tempo cronológico, e o kairós, tempo oportuno, ocorre de forma distinta: no conhecimento técnico, predomina o khrónos; na sabedoria prática a professora concilia o khrónos e o kairós. Na sabedoria prática predomina a relação entre alteridades, há coerência entre o discurso e a ação e uma integração entre cuidar e educar. Já no conhecimento técnico há uma alternância na percepção do outro como sujeito e como objeto a ser dominado, uma divergência entre o discurso e a ação e apresenta o educar e o cuidar ainda dissociados. Destaca-se que a formação continuada, as condições físicas e administrativas da escola pesquisada propiciam condições de desenvolvimento dessas professoras, uma vez que as características citadas e as condições dessas professoras não são estáticas. Elas podem transitar do conhecimento técnico à sabedoria prática, num processo de constante reflexão e manutenção.
Para ler a dissertação na integra, clique no link abaixo:
Dissertação: A prática docente na educação infantil : do conhecimento técnico à sabedoria prática
Deixe um comentário