Dissertação: A prática docente na educação infantil : do conhecimento técnico à sabedoria prática

Autora: Juliana Boff Aramayo Cruz

Orientadora: Evelise Maria Labatut Portilho

Resumo : A presente dissertação tem como objetivo de estudo a investigação da prática pedagógica das professoras de Educação Infantil. Para tanto, identificam-se as características que diferenciam a professora do conhecimento técnico e a professora da sabedoria prática. A metodologia utilizada para a investigaçãz foi de caráter qualitativo, num universo de trinta e duas professoras de Educação Infantil de uma escola da rede pública de Curitiba. Para a coleta de dados selecionam-se como instrumentos a entrevista semiestruturada, aliada à observação descritiva e reflexiva das salas de aula, ao memorial das professoras e aos registros fotográficos dos ambientes educativos. Os autores utilizados para as análises são Tardif (2002; 2009), Gauthier et al. (2006), Boff (1998; 2008; 2009) Bassedas; Huguet & Solé (1999). O estudo revela que as características encontradas na professora do conhecimento técnico e da sabedoria prática não são distintas. O que diferencia uma professora da outra é a maneira como cada docente percebe e vivencia cada uma dessas características. Tanto a professora do conhecimento técnico quanto a da sabedoria prática apresentam formação específica para a docência. A relação entre o khrónos, tempo cronológico, e o kairós, tempo oportuno, ocorre de forma distinta: no conhecimento técnico, predomina o khrónos; na sabedoria prática a professora concilia o khrónos e o kairós. Na sabedoria prática predomina a relação entre alteridades, há coerência entre o discurso e a ação e uma integração entre cuidar e educar. Já no conhecimento técnico há uma alternância na percepção do outro como sujeito e como objeto a ser dominado, uma divergência entre o discurso e a ação e apresenta o educar e o cuidar ainda dissociados. Destaca-se que a formação continuada, as condições físicas e administrativas da escola pesquisada propiciam condições de desenvolvimento dessas professoras, uma vez que as características citadas e as condições dessas professoras não são estáticas. Elas podem transitar do conhecimento técnico à sabedoria prática, num processo de constante reflexão e manutenção.

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GAE

 

Grupo de Estudo
Este grupo de pesquisa iniciou suas atividades em 2004, compondo a linha Teoria e Prática do Programa de Pós Graduação Strito Sensu em Educação da PUCPR.
As primeiras pesquisadoras (Arlete, Evelise, Isabel, Laura, Simone e Sonia), seis psicopedagogas, tinham clareza e determinação com relação ao objeto de estudo – o processo de aprendizagem.
O primeiro projeto foi batizado com o nome O aprendente do seu aprender e do aprender do outro, que visava identificar e analisar as estratégias de aprendizagem das crianças da 1ª série do Ensino Fundamental, assim como os estilos de aprendizagem e ensino das professoras.
Em 2006, por necessidade de alinhamento ao programa, a mesma pesquisa passou a ser denominada Aprendizagem e Conhecimento na Formação Docente. A parceria com a Rede Municipal de Ensino de Curitiba o contato com 25 escolas, 403 crianças, 82 professoras alfabetizadoras e 77 ambientes educativos. Como conclusão do estudo, muitas dissertações de mestrado, trabalhos de conclusão, artigos em periódicos e eventos científicos foram apresentados, culminando com a publicação do livro – Alfabetização. Aprendizagem e Conhecimento na Formação Docente. Curitiba: Champanhat, 2011.
Em 2009 foi elaborado o segundo projeto de pesquisa – Aprendizagem e Conhecimento na Ação Educativa, com o objetivo de atender o segmento da Educação Infantil e conhecer as representações construídas pelas professoras sobre o seu papel docente. Este projeto obteve financiamento do CNPQ e da Fundação Araucária. Primeiramente, a pesquisa foi realizada em uma escola privada de Educação Infantil de Curitiba, que possibilitou o estudo piloto e a reorganização da metodologia. A segunda etapa, em nova parceria com a rede Municipal de Ensino de Curitiba, foi desenvolvida em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). Esta pesquisa deu origem a vários artigos científicos, dissertações, trabalhos de conclusão de curso, desenvolvimento de material pedagógico e, a elaboração de um novo livro.
Em 2012 o grupo de pesquisadores se ateve a construção do terceiro projeto de pesquisa denominado – Aprendizagem e Conhecimento na Formação Continuada, cujo objetivo é promover espaços de intervenção na formação continuada de professores, para a ressignificação de suas aprendizagens como pesquisadores de suas práticas pedagógicas visando a potencialização da aprendizagem discente, na perspectiva da transformação da realidade complexa, nos diferentes contextos educativos. O projeto envolve a realidade educativa da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Universitário.
Hoje, o GAE conta com mais de 20 pesquisadores, que se reúnem semanalmente, para estudar, refletir, discutir, construir, analisar conceitos, idéias, dados observados e vividos, no movimento desafiador de aprender no e com o grupo. Aprendizagem, ensino, escola, estratégias e estilos de aprendizagem e ensino, metacognição, formação de professores e ambiente educativo são temas privilegiados por este grupo.
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GEA
 
Grupo de Estudo
O GEA iniciou suas atividades em 2005, na PUCPR, com o objetivo de estudar o conceito e as pesquisas sobre aprendizagem na perspectiva de autores que privilegiam este processo nas suas pesquisas.
Os encontros acontecem semanalmente, tendo como premissa oferecer um lugar onde o desejo de estar junto para aprender seja o disparador do estudo sobre a aprendizagem humana.
Faz parte deste grupo alunos da graduação, especialização, mestrado, doutorado, assim como profissionais da Educação e
professores de diferentes áreas do conhecimento. Sem sombra de dúvida, é a diversidade de perfis dos integrantes que dá o “colorido” ao trabalho.
Na coordenação do GEA contamos sempre com a organização de um dos participantes, garantindo a qualidade dos trabalhos.
Neste espaço acontece a discussão dos temas, previamente selecionados e individualmente elaborados, que no grupo são ampliados e ressignificados, considerando as experiências e conhecimentos prévios dos participantes. São momentos de trocas que permitem repensar a prática e fundamentar a teoria que a sustenta.
A partir desta experiência grupal, pesquisas, livros, artigos em periódicos e livros, dissertações e teses, trabalhos de conclusão de curso são construídos.
É um grupo de estudo aberto à comunidade. Se você ficou com vontade de estar conosco, entre em contato fazendo um comentário ou encaminhando um e-mail.
Estamos lhe esperando!
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