Evelise Maria Labatut Portilho
Coordenadora do Grupo
Pedagoga. Especialista em Educação Especial, Psicopedagogia e Grupos Operativos. Mestrado em Educação pela PUCPR. Doutorado em Educação pela Universidade Complutense de Madri. Pós Doc em Educação pela Universidade do Porto (Portugal). Professora no Curso de Pedagogia, Licenciaturas e Programa Stricto Sensu em Educação da PUCPR. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Aprendizagem e Conhecimento na Ação Educativa. Coordenadora do Curso de Especialização em Psicopedagogia da PUCPR. Conselheira Vitalícia da Associação Brasileira de Psicopedagogia – Seção Paraná. Autora de livros e artigos científicos na área da aprendizagem humana e formação de professores e psicopedagogos.
Perfil da Evelise Portilho no Linkedin
Ana Letícia Gambus
Formação no Curso de Formação de Docentes pela SAGRADO – Rede de Educação (2016) e graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2021). Experiência profissional Educação Básica, com ênfase em Educação Infantil e Ensino Fundamental I (rede pública e privada). Produções acadêmicas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Apresentação no EDUCERE 2019, SEMIC 2019, HUMANITAS 2020 e II SIMPÓSIO INTERNACIONAL E V NACIONAL DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: LEITURA E ESCRITA NO MUNDO DIGITAL 2020. Mestranda em Educação, estudando os Estilos de Aprendizagem das crianças da Educação Infantil, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Ana Lucia de Araújo Claro
Andressa Francine Paes Ribeiro
Atualmente é Prof.ª Mestre em Educação (PUCPR), desenvolvendo pesquisas na área de formação de professores. Participa do Grupo de Pesquisa Aprendizagem e Conhecimento na Prática Docente, orientado pela Professora Dr.ª Evelise Maria Labatut Portilho. Tem formação em psicopedagogia e experiência na área de Educação, com ênfase em séries iniciais, dificuldades de aprendizagem e avaliação diagnóstica com enfoque psicoeducacional. Atua em cursos de formação continuada e pós-graduação para professores; professora das disciplinas Didática, Metodologia de Ensino, Estrutura e Funcionamento da Educação Básica, Metodologia da Língua Portuguesa, Literatura Infanto-juvenil e Produção Textual para o curso superior; professora da rede municipal de Colombo (PR), ministrando a disciplina de língua inglesa.
Cláudia Sebastiana Rosa da Silva
Doutoranda em Educação da linha Teoria e Prática Pedagógica na Formação de Professores pela PUCPR (2017-2020). Mestre em Educação pela PUCPR. Especialista em Psicopedagogia – PUCPR e especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais – IBPEX/PR. Pedagoga pela Associação Catarinense de Ensino. Professora da Educação Básica, Ensino Fundamental I. Tutora e professora do Ensino Superior, curso de Licenciatura em Pedagogia no Centro Universitário Internacional, UNINTER. Membro pesquisadora dos grupos de pesquisa: ‘Aprendizagem e Conhecimento na Formação Continuada’ da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e ‘EAD, Presencial e o Híbrido: vários cenários de docência, de currículo, de aprendizagem e políticas públicas’ do Centro Universitário Internacional UNINTER.
Daniele Saheb
Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Teoria e Prática de Ensino – Mestrado Profissional – Universidade Federal do Paraná. Membro do Grupo de Pesquisa Aprendizagem e Conhecimento na Prática Docente (PUCPR) e Educação, Meio Ambiente e Sociedade – Universidade Federal do Paraná. DOUTORA em Educação (Programa de Pós Graduação em Educação) pela Universidade Federal do Paraná (2013). Possui GRADUAÇÃO em Pedagogia, ESPECIALIZAÇÃO em Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento (2006) e MESTRADO em Educação (Programa de Pós Graduação em Educação) pela Universidade Federal do Paraná (2008). Possui experiência em pesquisa, docência e gestão na Educação Básica (Educação Infantil e Anos Iniciais) e no Ensino Superior. Pesquisas com ênfase em Educação Ambiental e Complexidade, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação e Prática Docente em Educação Ambiental na Educação Infantil e Anos Iniciais do ensino Fundamental. Atuou durante 17 anos na Educação Básica como docente e gestora pedagógica.
Doris Beraldo
Possui graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1998). Especializada em Voz pelo Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica – CEFAC (2003). Aperfeiçoamento em Clínica de Voz pelo INVOZ – Comunicação e Voz Profissional (2009). Mestre em Música pela UFPR (2015). Doutoranda em Educação pela PUC-PR. É professora das disciplinas de Voz do Bacharelado em Teatro da PUC-PR e do Bacharelado de Canto da UNESPAR. Atua em clínica com profissionais da voz e ministra cursos e workshops relacionados a Voz e Aprimoramento Comunicativo.
Eduardo Antonietto Portugal
Graduando em Psicologia na PUCPR. Atualmente faz parte do PIBIC da PUCPR. Participante do Grupo de Pesquisa Aprendizagem e Conhecimento na Prática Docente (GAE). Participante do Grupo de Estudos Ensino Aprendizagem (GEA).Participante da Liga de Neurociências da PUCPR.
Giovani de Paula Batista
Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2008); Especialista em Educação Física Escolar (PUCPR- 2009); Mestre em Educação (PUCPR- 2014). Doutorando do programa de Educação da PUCPR (2015-2018). Atualmente é do quadro próprio do magistério -QPM, Colégio Estadual Ambrósio Bini; Membro pesquisador do Grupo de Aprendizagem e Ensino (GAE) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Coautor do Questionário Portilho/Banas de Estilos de Ensino, responsável pelo trabalho de evidências de validade do mesmo. Possui experiência com alunos do Ensino Fundamental, Médio e do Ensino Superior. Coordenador do grupo de estudos Teoria e Prática Pedagógica na Educação Física (PUC-PR).Tem dedicado suas pesquisas aos temas Aprendizagem, Estilos de Aprendizagem, Ensino e Estilos e Estratégias de Ensino.
Isabel Parolin
Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1977) e mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Pisicopedagogia, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, escola, família, limites e psicopedagogia.
Isabelly dos Santos Torres Brum
Estudante do 1º ano do ensino médio do Colégio Estadual Presidente Abraham Lincoln. Atualmente faz parte do PIBICjr da PUCPR. Participante do Grupo de Estudos Ensino Aprendizagem (GEA).
Josiane Jocoski Bueno
Licenciada em Matemática e em Pedagogia. Possui Pós Graduação Lato Sensu em Alfabetização Matemática e Educação do Campo. Cursando Pós Graduação Lato Sensu em Educação Inclusiva e Especial. Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e em Matemática – PPGECM (UFPR). Cursando Doutorado em Educação, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Atualmente atua como professora Colaboradora do Colegiado de Matemática da Unespar, Campus de União da Vitória – PR.
Julia Xavier Harder
Graduanda em Psicologia na PUCPR. Atualmente faz parte do PIBIC da PUCPR. Participante do Grupo de Pesquisa Aprendizagem e Conhecimento na Prática Docente (GAE). Participante do Grupo de Estudos Ensino Aprendizagem (GEA).Participante da Liga de Neurociências e de Psicologia Hospitalar da PUCPR.
Jussara Sant’Ana de Melo
Formada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) em 2002. Habilitações em Ensino Fundamental Anos Iniciais, Educação Inclusiva e Orientação Educacional. Especialização em nível de Pós-graduação em Educação Especial pela (UNICENTRO) em 2004. Especialização em nível de Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba em 2013. Mestranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC). Experiência como professora regente de turmas dos Anos iniciais do Ensino Fundamental e Classe Especial (2003 a 2006). Escolas de Educação Básica na Modalidade Educação Especial através do Governo do Estado do Paraná na Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (APADEVI) em Guarapuava – 2004, APAE – Guarapuava (2005 e 2006), AFECE – Escola São Francisco de Assis – Curitiba (2007 e 2008), APR – Associação Paranaense de Reabilitação – Escola Nabil Tacla – 2008 a 2010 e Escolas Estaduais pelo Governo do Estado do Paraná. Professora de Sala de Recursos Multifuncional – Anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio desde 2009.
Kelly Cristina Costa Albuquerque
Psicóloga. Licenciada em Letras Vernáculas e Literaturas. Especialista em Psicopedagogia e em Psicologia Clínica. Mestre em Psicologia pela UNIR. Doutoranda em Educação pela PUCPR. Atualmente é professora e coordenadora do curso de graduação em Psicologia da U:Verse. Supervisora Clínica. Membro do Grupo Amazônico de Estudos e Pesquisa em Psicologia e Educação. Experiência em processos de regulação e supervisão de cursos do Ensino Superior. Professora de cursos de pós-graduação da U:Verse. Na graduação, leciona disciplinas como Psicologia da Aprendizagem, Avaliação e Intervenção em ambientes educacionais, Processos Psicológicos Básicos e Psicologia da Infância e da Adolescência.
Laura Monte Serrat Barbosa
Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1972), especialização em Psicologia Escolar e da Aprendizagem pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1986) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1993). Tem formação em Psicopedagogia (1993) e Teoria e Técnica de Grupos Operativos (1994) pelo Centro de Estudos Psicopedagógicos de Curitiba. Atualmente, é professora convidada da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e da Escola Bahiana de Medicina e Saúde. É sócia da Síntese – Centro de Estudos da Aprendizagem. É associada titular da Associação Brasileira de Psicopedagogia, é conselheira da ABPp Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicopedagogia. É autora de livros e artigos na área de Psicopedagogia e Educação.
Louisiane da Silva Araújo
Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2014). Mestranda em Educação pela PUC/PR. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de professores, atuando na área da Coordenação Pedagógica. Ainda, experiência na área da Pastoral Escolar e Pastoral da Juventude com formação específica para atuação nessas áreas. Mestranda em Educação pela PUC/PR.
Reginaldo Aparecido de Oliveira
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino pela Universidade Federal do Paraná (UFPR, 2015). Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade de Jandaia do Sul (FAFIJAN, 2004); Mídias Aplicada à Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR, 2013); Gestão Pública com ênfase em Direitos Humanos e Cidadania pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG, 2017) e Docência do Ensino Religioso pela Faculdade de Educação São Luís (FESL, 2019). Licenciado em Pedagogia (FAFIJAN, 2002), Filosofia (CLARETIANO, 2018) e Bacharel em Teologia pela Faculdade Teológica Batista do Paraná (FTBP, 2010). Atua como técnico pedagógico na Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná (SEED/PR) e como professor do Curso de Pedagogia da Faculdade Fidelis, Curitiba/PR. Doutorando em Educação no Programa de Pós Graduação em Educação (PUCPR). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em coordenação pedagógica, docência em educação infantil, formação de professores, ensino religioso e EaD.
Rose Maria Zaionz da Rocha Carvalho
Mestranda em Teoria e Pratica da Educação na Pontifica Universidade Católica do Paraná (2020). Formação em Pedagogia Gestão escolar e Series Iniciais (2008) Especialista em Educação Inclusiva, Tecnologias Educacionais e Politicas Publicas da Educação. Docente dos Anos Iniciais e Ensino Médio no Curso de Formação de Docentes e Pedagoga Escolar na Rede Municipal e Estadual de Ensino. Membro do Grupo de Aprendizagem e Conhecimento na Formação Continuada da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Silvia Martinez
Sílvia Rosemari Peringer Martinez, Pedagoga pela Universidade Regional Integrada (URI)-Santo Ângelo-RS, especialista em Psicopedagogia pela PUC-PR, especialista em Arteterapia pelo Instituto superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (ISEPE) , Curitiba-PR, membro do Conselho Administrativo e Fiscal da ABPp Paraná. Integrante do grupo de pesquisa: Aprendizagem bem Conhecimento na Ação Educativa da PUC/PR. Orientadora Educacional do Colégio SEB Dom Bosco unidade Batel.
Simone Carlberg
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1983). Com formação em Psicopedagogia (CEP Curitiba) e Teoria e Técnica de Grupo Operativo (CEP Curitiba). Docente em cursos de especialização em Psicopedagogia; Professora convidada da Pontifícia Universidade Católica do Paraná para ministrar disciplinas no Curso de Especialização em Psicopedagogia e Modalidades de Intervenção. Integrante da equipe do Centro de Estudos, Aperfeiçoamento e Desenvolvimento da Aprendizagem – Síntese – onde desenvolve atendimento psicopedagógico no âmbito clínico individual e/ou grupal. Integrante de grupo de pesquisa. Professora do curso de aperfeiçoamento em Teoria e Técnica de Grupo Operativo. Coordena grupos de aprendizagem.
Sonia Maria Gomes de Sá Küster
Possui graduação em Licenciada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1981). Atualmente é Psicopedagoga Clinica e Institucional na Clinica Ellos – Saúde & Educação, Mestre em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, profª convidada de cursos de pós-graduação de Psicopedagogia, de Modalidades de Intervenção no Processo de Aprendizagem e de Educação Infantil. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicopedagogia e Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: dificuldades de aprendizagem, estratégias de aprendizagem, recursos de intervenção psicopedagógica, formação docente, psicopedagogia clínica, caixa de areia e miniaturas. Integrante do grupo de pesquisa Aprendizagem e Conhecimento na Formação Docente, 2005-2009 e do grupo Aprendizagem e Conhecimento na Ação Educativa, 2009-atual, da Linha de Pesquisa Teoria e Prática Pedagógica na Formação de Professores, da PUCPR.
Deixe um comentário