Participantes

Evelise Maria Labatut Portilho

Coordenadora do Grupo

Pedagoga. Especialista em Educação Especial, Psicopedagogia e Grupos Operativos. Mestrado em Educação pela PUCPR. Doutorado em Educação pela Universidade Complutense de Madri. Pós Doc em Educação pela Universidade do Porto (Portugal). Professora no Curso de Pedagogia, Licenciaturas e  Programa Stricto Sensu em Educação da PUCPR. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Aprendizagem e Conhecimento na Ação Educativa.  Coordenadora do Curso de Especialização em Psicopedagogia da PUCPR. Conselheira Vitalícia da Associação Brasileira de Psicopedagogia – Seção Paraná. Autora de livros e artigos científicos na área da aprendizagem humana e formação de professores e psicopedagogos.

Link CNPQ

Perfil da Evelise Portilho no Linkedin

 

Ana Letícia Gambus

Formação no Curso de Formação de Docentes pela SAGRADO – Rede de Educação (2016) e graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2021). Experiência profissional Educação Básica, com ênfase em Educação Infantil e Ensino Fundamental I (rede pública e privada).  Produções acadêmicas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Apresentação no EDUCERE 2019, SEMIC 2019, HUMANITAS 2020 e II SIMPÓSIO INTERNACIONAL E V NACIONAL DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: LEITURA E ESCRITA NO MUNDO DIGITAL 2020. Mestranda em Educação, estudando os Estilos de Aprendizagem das crianças da Educação Infantil, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Link CNPQ

 

Ana Lucia de Araújo Claro

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí-UESPI. Especialista em Coordenação/ Supervisão pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Especialista em Psicopedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná-UTP, linha de pesquisa: Práticas Pedagógicas elementos articuladores. Desenvolveu pesquisa sobre educação do campo, movimentos sociais do campo, políticas e práticas pedagógicas nas escolas localizadas no campo. Integrou o Núcleo de Pesquisa em Educação do Campo, Movimentos Sociais e Práticas Pedagógicas (NUPECAMP), foi pesquisadora-bolsista no Projeto Observatório da Educação, núcleo em rede UFSC, UTP e UFPel, no período de junho de 2014 a dezembro de 2014. Foi professora orientadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica-PIBIC, realizado pela faculdade -IESM, no período de março de 2016 a fevereiro de 2017.Atualmente é professora da Rede Municipal deTimon-MA. Professora do curso de Pedagogia do Instituto de Ensino Superior Múltiplo-IESM-Timon- MA .Doutorado em andamento pelo Programa de Pós- Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUC. Professora da faculdade -IESM e Professora do Instituto Superior de Educação do Sul do Piauí-ISESPI.

Link CNPQ

 

Andressa Francine Paes Ribeiro

Atualmente é Prof.ª Mestre em Educação (PUCPR), desenvolvendo pesquisas na área de formação de professores. Participa do Grupo de Pesquisa Aprendizagem e Conhecimento na Prática Docente, orientado pela Professora Dr.ª Evelise Maria Labatut Portilho. Tem formação em psicopedagogia e experiência na área de Educação, com ênfase em séries iniciais, dificuldades de aprendizagem e avaliação diagnóstica com enfoque psicoeducacional. Atua em cursos de formação continuada e pós-graduação para professores; professora das disciplinas Didática, Metodologia de Ensino, Estrutura e Funcionamento da Educação Básica, Metodologia da Língua Portuguesa, Literatura Infanto-juvenil e Produção Textual para o curso superior; professora da rede municipal de Colombo (PR), ministrando a disciplina de língua inglesa.

Link CNPQ

 

Cláudia Sebastiana Rosa da Silva

Doutoranda em Educação da linha Teoria e Prática Pedagógica na Formação de Professores pela PUCPR (2017-2020). Mestre em Educação pela PUCPR. Especialista em Psicopedagogia – PUCPR e especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais – IBPEX/PR. Pedagoga pela Associação Catarinense de Ensino. Professora da Educação Básica, Ensino Fundamental I. Tutora e professora do Ensino Superior, curso de Licenciatura em Pedagogia no Centro Universitário Internacional, UNINTER. Membro pesquisadora dos grupos de pesquisa: ‘Aprendizagem e Conhecimento na Formação Continuada’ da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e ‘EAD, Presencial e o Híbrido: vários cenários de docência, de currículo, de aprendizagem e políticas públicas’ do Centro Universitário Internacional UNINTER.

Link CNPQ

 

Daniele Saheb

Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Teoria e Prática de Ensino – Mestrado Profissional – Universidade Federal do Paraná. Membro do Grupo de Pesquisa Aprendizagem e Conhecimento na Prática Docente (PUCPR) e Educação, Meio Ambiente e Sociedade – Universidade Federal do Paraná. DOUTORA em Educação (Programa de Pós Graduação em Educação) pela Universidade Federal do Paraná (2013). Possui GRADUAÇÃO em Pedagogia, ESPECIALIZAÇÃO em Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento (2006) e MESTRADO em Educação (Programa de Pós Graduação em Educação) pela Universidade Federal do Paraná (2008). Possui experiência em pesquisa, docência e gestão na Educação Básica (Educação Infantil e Anos Iniciais) e no Ensino Superior. Pesquisas com ênfase em Educação Ambiental e Complexidade, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação e Prática Docente em Educação Ambiental na Educação Infantil e Anos Iniciais do ensino Fundamental. Atuou durante 17 anos na Educação Básica como docente e gestora pedagógica.

Link CNPQ

 

Doris Beraldo 

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1998). Especializada em Voz pelo Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica – CEFAC (2003). Aperfeiçoamento em Clínica de Voz pelo INVOZ – Comunicação e Voz Profissional (2009). Mestre em Música pela UFPR (2015). Doutoranda em Educação pela PUC-PR. É professora das disciplinas de Voz do Bacharelado em Teatro da PUC-PR e do Bacharelado de Canto da UNESPAR. Atua em clínica com profissionais da voz e ministra cursos e workshops relacionados a Voz e Aprimoramento Comunicativo.

 

              Link CNPQ

Eduardo Antonietto Portugal

Graduando em Psicologia na PUCPR. Atualmente faz parte do PIBIC da PUCPR. Participante do Grupo de Pesquisa Aprendizagem e Conhecimento na Prática Docente (GAE). Participante do Grupo de Estudos Ensino Aprendizagem (GEA).Participante da Liga de Neurociências da PUCPR.

 

 

 

Link CNPQ

Giovani de Paula Batista

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2008); Especialista em Educação Física Escolar (PUCPR- 2009); Mestre em Educação (PUCPR- 2014). Doutorando do programa de Educação da PUCPR (2015-2018). Atualmente é do quadro próprio do magistério -QPM, Colégio Estadual Ambrósio Bini; Membro pesquisador do Grupo de Aprendizagem e Ensino (GAE) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Coautor do Questionário Portilho/Banas de Estilos de Ensino, responsável pelo trabalho de evidências de validade do mesmo. Possui experiência com alunos do Ensino Fundamental, Médio e do Ensino Superior. Coordenador do grupo de estudos Teoria e Prática Pedagógica na Educação Física (PUC-PR).Tem dedicado suas pesquisas aos temas Aprendizagem, Estilos de Aprendizagem, Ensino e Estilos e  Estratégias de Ensino.

Link CNPQ

 

Isabel Parolin

Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1977) e mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Pisicopedagogia, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, escola, família, limites e psicopedagogia.

Link CNPQ

 

Isabelly dos Santos Torres Brum

Estudante do 1º ano do ensino médio do Colégio Estadual Presidente Abraham Lincoln. Atualmente faz parte do PIBICjr da PUCPR. Participante do Grupo de Estudos Ensino Aprendizagem (GEA).

 

Link CNPQ

 

Josiane Jocoski Bueno

Licenciada em Matemática e em Pedagogia. Possui Pós Graduação Lato Sensu em Alfabetização Matemática e Educação do Campo. Cursando Pós Graduação Lato Sensu em Educação Inclusiva e Especial. Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e em Matemática – PPGECM (UFPR). Cursando Doutorado em Educação, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Atualmente atua como professora Colaboradora do Colegiado de Matemática da Unespar, Campus de União da Vitória – PR.

 

Link CNPQ

Julia Xavier Harder

Graduanda em Psicologia na PUCPR. Atualmente faz parte do PIBIC da PUCPR. Participante do Grupo de Pesquisa Aprendizagem e Conhecimento na Prática Docente (GAE). Participante do Grupo de Estudos Ensino Aprendizagem (GEA).Participante da Liga de Neurociências e de Psicologia Hospitalar da PUCPR.

 

Link CNPQ

 

Jussara Sant’Ana de Melo

Formada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) em 2002. Habilitações em Ensino Fundamental Anos Iniciais, Educação Inclusiva e Orientação Educacional.  Especialização em nível de Pós-graduação em Educação Especial pela (UNICENTRO) em 2004. Especialização em nível de Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba em 2013. Mestranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC). Experiência como professora regente de turmas dos Anos iniciais do Ensino Fundamental e Classe Especial (2003 a 2006). Escolas de Educação Básica na Modalidade Educação Especial através do Governo do Estado do Paraná na Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (APADEVI) em Guarapuava – 2004, APAE – Guarapuava (2005 e 2006), AFECE – Escola São Francisco de Assis – Curitiba (2007 e 2008), APR – Associação Paranaense de Reabilitação – Escola Nabil Tacla – 2008 a 2010 e Escolas Estaduais pelo Governo do Estado do Paraná. Professora de Sala de Recursos Multifuncional – Anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio desde 2009.

Link CNPQ

Kelly Cristina Costa Albuquerque

Psicóloga. Licenciada em Letras Vernáculas e Literaturas. Especialista em Psicopedagogia e em Psicologia Clínica. Mestre em Psicologia pela UNIR. Doutoranda em Educação pela PUCPR. Atualmente é professora e coordenadora do curso de graduação em Psicologia da U:Verse. Supervisora Clínica. Membro do Grupo Amazônico de Estudos e Pesquisa em Psicologia e Educação. Experiência em processos de regulação e supervisão de cursos do Ensino Superior. Professora de cursos de pós-graduação da U:Verse. Na graduação, leciona disciplinas como Psicologia da Aprendizagem, Avaliação e Intervenção em ambientes educacionais, Processos Psicológicos Básicos e Psicologia da Infância e da Adolescência.

Link CNPQ

 

Laura Monte Serrat Barbosa

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1972), especialização em Psicologia Escolar e da Aprendizagem pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1986) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1993). Tem formação em Psicopedagogia (1993) e Teoria e Técnica de Grupos Operativos (1994) pelo Centro de Estudos Psicopedagógicos de Curitiba. Atualmente, é professora convidada da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e da Escola Bahiana de Medicina e Saúde. É sócia da Síntese – Centro de Estudos da Aprendizagem. É associada titular da Associação Brasileira de Psicopedagogia, é conselheira da ABPp Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicopedagogia. É autora de livros e artigos na área de Psicopedagogia e Educação.

Link CNPQ

 

Louisiane da Silva Araújo

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2014). Mestranda em Educação pela PUC/PR. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de professores, atuando na área da Coordenação Pedagógica. Ainda, experiência na área da Pastoral Escolar e Pastoral da Juventude com formação específica para atuação nessas áreas. Mestranda em Educação pela PUC/PR.

Link CNPQ

 

 

Reginaldo Aparecido de Oliveira

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino pela Universidade Federal do Paraná (UFPR, 2015). Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade de Jandaia do Sul (FAFIJAN, 2004); Mídias Aplicada à Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR, 2013); Gestão Pública com ênfase em Direitos Humanos e Cidadania pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG, 2017) e Docência do Ensino Religioso pela Faculdade de Educação São Luís (FESL, 2019). Licenciado em Pedagogia (FAFIJAN, 2002), Filosofia (CLARETIANO, 2018) e Bacharel em Teologia pela Faculdade Teológica Batista do Paraná (FTBP, 2010). Atua como técnico pedagógico na Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná (SEED/PR) e como professor do Curso de Pedagogia da Faculdade Fidelis, Curitiba/PR. Doutorando em Educação no Programa de Pós Graduação em Educação (PUCPR). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em coordenação pedagógica, docência em educação infantil, formação de professores, ensino religioso e EaD.

Link CNPQ


Rose Maria Zaionz da Rocha Carvalho

Mestranda em Teoria e Pratica da Educação na Pontifica Universidade Católica do Paraná (2020). Formação em Pedagogia Gestão escolar e Series Iniciais (2008) Especialista em Educação Inclusiva, Tecnologias Educacionais e Politicas Publicas da Educação. Docente dos Anos Iniciais e Ensino Médio no Curso de Formação de Docentes e Pedagoga Escolar na Rede Municipal e Estadual de Ensino. Membro do Grupo de Aprendizagem e Conhecimento na Formação Continuada da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Link CNPQ

 

 

Silvia Martinez

Sílvia Rosemari Peringer Martinez, Pedagoga pela Universidade Regional Integrada (URI)-Santo Ângelo-RS, especialista em Psicopedagogia pela PUC-PR, especialista em Arteterapia pelo Instituto superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (ISEPE) , Curitiba-PR, membro do Conselho Administrativo e Fiscal da ABPp Paraná. Integrante do grupo de pesquisa: Aprendizagem bem Conhecimento na Ação Educativa da PUC/PR. Orientadora Educacional do Colégio SEB Dom Bosco unidade Batel.

Link CNPQ

 

 

Simone Carlberg

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1983). Com formação em Psicopedagogia (CEP Curitiba) e Teoria e Técnica de Grupo Operativo (CEP Curitiba). Docente em cursos de especialização em Psicopedagogia; Professora convidada da Pontifícia Universidade Católica do Paraná para ministrar disciplinas no Curso de Especialização em Psicopedagogia e Modalidades de Intervenção. Integrante da equipe do Centro de Estudos, Aperfeiçoamento e Desenvolvimento da Aprendizagem – Síntese – onde desenvolve atendimento psicopedagógico no âmbito clínico individual e/ou grupal. Integrante de grupo de pesquisa. Professora do curso de aperfeiçoamento em Teoria e Técnica de Grupo Operativo. Coordena grupos de aprendizagem.

Link CNPQ

 

Sonia Maria Gomes de Sá Küster

Possui graduação em Licenciada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1981). Atualmente é Psicopedagoga Clinica e Institucional na Clinica Ellos – Saúde & Educação, Mestre em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, profª convidada de cursos de pós-graduação de Psicopedagogia, de Modalidades de Intervenção no Processo de Aprendizagem e de Educação Infantil. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicopedagogia e Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: dificuldades de aprendizagem, estratégias de aprendizagem, recursos de intervenção psicopedagógica, formação docente, psicopedagogia clínica, caixa de areia e miniaturas. Integrante do grupo de pesquisa Aprendizagem e Conhecimento na Formação Docente, 2005-2009 e do grupo Aprendizagem e Conhecimento na Ação Educativa, 2009-atual, da Linha de Pesquisa Teoria e Prática Pedagógica na Formação de Professores, da PUCPR.

Link CNPQ


                                                     


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GAE

 

Grupo de Estudo
Este grupo de pesquisa iniciou suas atividades em 2004, compondo a linha Teoria e Prática do Programa de Pós Graduação Strito Sensu em Educação da PUCPR.
As primeiras pesquisadoras (Arlete, Evelise, Isabel, Laura, Simone e Sonia), seis psicopedagogas, tinham clareza e determinação com relação ao objeto de estudo – o processo de aprendizagem.
O primeiro projeto foi batizado com o nome O aprendente do seu aprender e do aprender do outro, que visava identificar e analisar as estratégias de aprendizagem das crianças da 1ª série do Ensino Fundamental, assim como os estilos de aprendizagem e ensino das professoras.
Em 2006, por necessidade de alinhamento ao programa, a mesma pesquisa passou a ser denominada Aprendizagem e Conhecimento na Formação Docente. A parceria com a Rede Municipal de Ensino de Curitiba o contato com 25 escolas, 403 crianças, 82 professoras alfabetizadoras e 77 ambientes educativos. Como conclusão do estudo, muitas dissertações de mestrado, trabalhos de conclusão, artigos em periódicos e eventos científicos foram apresentados, culminando com a publicação do livro – Alfabetização. Aprendizagem e Conhecimento na Formação Docente. Curitiba: Champanhat, 2011.
Em 2009 foi elaborado o segundo projeto de pesquisa – Aprendizagem e Conhecimento na Ação Educativa, com o objetivo de atender o segmento da Educação Infantil e conhecer as representações construídas pelas professoras sobre o seu papel docente. Este projeto obteve financiamento do CNPQ e da Fundação Araucária. Primeiramente, a pesquisa foi realizada em uma escola privada de Educação Infantil de Curitiba, que possibilitou o estudo piloto e a reorganização da metodologia. A segunda etapa, em nova parceria com a rede Municipal de Ensino de Curitiba, foi desenvolvida em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). Esta pesquisa deu origem a vários artigos científicos, dissertações, trabalhos de conclusão de curso, desenvolvimento de material pedagógico e, a elaboração de um novo livro.
Em 2012 o grupo de pesquisadores se ateve a construção do terceiro projeto de pesquisa denominado – Aprendizagem e Conhecimento na Formação Continuada, cujo objetivo é promover espaços de intervenção na formação continuada de professores, para a ressignificação de suas aprendizagens como pesquisadores de suas práticas pedagógicas visando a potencialização da aprendizagem discente, na perspectiva da transformação da realidade complexa, nos diferentes contextos educativos. O projeto envolve a realidade educativa da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Universitário.
Hoje, o GAE conta com mais de 20 pesquisadores, que se reúnem semanalmente, para estudar, refletir, discutir, construir, analisar conceitos, idéias, dados observados e vividos, no movimento desafiador de aprender no e com o grupo. Aprendizagem, ensino, escola, estratégias e estilos de aprendizagem e ensino, metacognição, formação de professores e ambiente educativo são temas privilegiados por este grupo.
×
GEA
 
Grupo de Estudo
O GEA iniciou suas atividades em 2005, na PUCPR, com o objetivo de estudar o conceito e as pesquisas sobre aprendizagem na perspectiva de autores que privilegiam este processo nas suas pesquisas.
Os encontros acontecem semanalmente, tendo como premissa oferecer um lugar onde o desejo de estar junto para aprender seja o disparador do estudo sobre a aprendizagem humana.
Faz parte deste grupo alunos da graduação, especialização, mestrado, doutorado, assim como profissionais da Educação e
professores de diferentes áreas do conhecimento. Sem sombra de dúvida, é a diversidade de perfis dos integrantes que dá o “colorido” ao trabalho.
Na coordenação do GEA contamos sempre com a organização de um dos participantes, garantindo a qualidade dos trabalhos.
Neste espaço acontece a discussão dos temas, previamente selecionados e individualmente elaborados, que no grupo são ampliados e ressignificados, considerando as experiências e conhecimentos prévios dos participantes. São momentos de trocas que permitem repensar a prática e fundamentar a teoria que a sustenta.
A partir desta experiência grupal, pesquisas, livros, artigos em periódicos e livros, dissertações e teses, trabalhos de conclusão de curso são construídos.
É um grupo de estudo aberto à comunidade. Se você ficou com vontade de estar conosco, entre em contato fazendo um comentário ou encaminhando um e-mail.
Estamos lhe esperando!
×
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com