Publicações

Publicações

Livro: Formação continuada na Educação Infantil: outros olhares sobre as crianças e as infâncias.

1. A pesquisa na Educação Infantil – Evelise Maria Labatut Portilho

2. Olhares, saberes e práticas sobre infâncias e crianças – Carla Tosatto, Laura Monte Serrat Barbosa, Maria Gabriela Zgoda Cordeiro Afonso, Silvia Rosemari Peringer Martinez.

3. Questão de gênero na Educação Infantil: um novo caminho para formação de professores – Laura Monte Serrat Barbosa, Hilda Maria Zanetti Heller de Mattos.

4. As relações educativas: entre o educar e o cuidar - Evelise Maria Labatut Portilho, Isabel Cristina Hierro Parolin.

5. Aprender e ensinar na diversidade – Evelise Maria Labatut Portilho, Maria Cecília M. N. Giovanella, Thalita Folmann da Silva.

6. Representação social: quem é a professora de educação infantil? – Andressa Francine Paes Ribeiro, Giovanna Beatriz Kalva Medina. Julia Cristina Banas.

7. O ambiente Educativo: é possível torná-lo extraordinário? – Artele Zagonel Serafini, Simone Carberg, Maria Beatriz de Castro Silva Bruce, Marta Debortoli Moscheto.

8. Um olhar metacognitivo para aprendizagem das crianças pequenas – Evelise Maria Labatut Portilho, Laura Monte Serrat Barbosa.

9. Caminhos para continuar – Laura Monte Serrat Barbosa.

 
Livro Alfabetização: aprendizagem e conhecimento na formação docente” – Evelise Portilho

“Alfabetização: aprendizagem e conhecimento na formação docente”, com a organizadora da obra Evelise Maria Labatut Portilho e suas colaboradoras.

A investigação retratada nesta obra, de linguagem clara e objetiva, apresenta aos professores da área e à comunidade científica importante contribuição. Aos professores, a leitura do material pode significar a oportunidade de tomar a sua ação pedagógica como atividade sistematizada de construção de conhecimento novo. Para a comunidade científica, a apresentação de resultados de investigação de qualidade, como os descritos neste livro, amplia as perspectivas para a pesquisa na área. Como se observa em geral na área da educação, ainda se tem um extenso trabalho para conhecer a realidade educacional. Especificamente em relação à alfabetização, a academia tem o compromisso de trazer as informações, colhidas por meio da metodologia científica, para o cotidiano da educação.

Onde Encontrar: Editora Champagnat

Livro: “Como Se Aprende ?” Estratégias , Estilos e Metacognição – Evelise Portilho

Entender como uma pessoa aprende é um desejo antigo dos profissionais voltados para o processo ensino- aprendizagem. Diversos livros, artigos e teses já foram dedicados a essa fonte inesgotável de estudo que é a Educação, mas alguns são destinados apenas a quem já tem domínio teórico, e outros pecam pela superficialidade. O essencial é que houvesse uma obra que mesclasse cientificidade e praticidade, sem perder de vista a legibilidade do texto.

Em 2009 chegou às livrarias o livro Como se aprende? Estratégias, estilos e cognição, da professora e pesquisadora Evelise Portilho, que, a partir de sua experiência docente, de seus cursos e palestras ministradas e de suas pesquisas reúne alguns trabalhos que buscam responder à indagação feita no título.

O livro está dividido em quatro partes que se completam, formando uma unidade temática. Apesar de os capítulos seguirem uma sequência, eles podem também ser lidos como estudos independentes, pois cada um deles mantém uma organização interna que permite a compreensão do conteúdo e assimilação das argumentações defendidas pela autora sem que haja a necessidade de recorrer aos outros estudos da obra.

Onde Encontrar: BondFaro

Inventário Portilho/Beltrami

O Inventário Portilho/Beltrami de Estilos de Aprendizagem é um instrumento pedagógico e psicopedagógico recomendado para crianças a partir dos 4 anos. As pesquisas mostram que até os 12 anos ele pode ser aplicado, obedecendo os critérios estabelecidos na 1ª amostra. O objetivo deste instrumento pedagógico é identificar o estilo predominante na aprendizagem das crianças.

Este instrumento contribui para a prática docente por representar uma nova ferramenta aos professores da Educação Infantil e das Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Acredita-se que ele ofereça a oportunidade do(a) professor(a) conhecer os Estilos de Aprendizagem das crianças e as consequências de sua aplicabilidade em sala de aula. Pretende-se assim, sugerir o repensar do planejamento da prática pedagógica e das estratégias de ensino, da avaliação da aprendizagem e, ainda, a variação dos estilos de ensino conforme os diferentes estilos de aprender das crianças.

Como instrumento clínico pode ser utilizado na avaliação e na intervenção como mais uma ferramenta de identificação das características de aprendizagem da criança.

Para adquirí-lo envie um e-mail para: eveliseportilho@gmail.com ou k.beltrami@hotmail.com

http://www.metacognicao.com.br/wp-content/uploads/2012/11/metacog_04.jpg

Editorial “Conexões do processo de aprendizagem e conhecimento v. 7 n. 20 Jan./Abr. 2007″ – Evelise Maria Labatut Portilho.

Artigos :

1. CONEXÕES DA APRENDIZAGEM E DO CONHECIMENTO
Evelise Maria Labatut Portilho, Laura Monte Serrat Barbosa, Sonia Küster, Vanessa Pires.

2. ¿CÓMO ENSEÑAR PARA QUE LOS ESTUDIANTES COMPRENDAN?
Paula Pogré.

3. O AMBIENTE EDUCATIVO E O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE LEITURA E ESCRITA
Laura Monte Serrat Barbosa, Silvia Farah, Simone Carlberg.

4. O TEMPO PARA A LEITURA: SUBJETIVIDADE E LITERATURA INFANTIL
Liana de Camargo Leão.

5. A RELAÇÃO AFETIVA NA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM: DIFERENTES SIGNIFICADOS E FORMAS DE ATUAÇÕES
Eloisa Quadros Fagali.

6. PADRES Y ESTILOS DE APRENDIZAJE DE SUS HIJOS
Domingo J. Gallego.

7. MOVIMENTOS SILENTES: A EDUCAÇÃO PSICOMOTORA NO TRATAMENTO DE PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM EM ALUNOS SURDOS
Genivaldo Macário de Castro, Tania Vicente Viana, Maristela Lage Alencar.

8. O CONSTRUTIVISMO E AS FUNÇÕES MENTAIS.
Emilio García García, Elizabeth Carvalho da Veiga.

9. FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR: O VIRTUAL COMO ESPAÇO EDUCATIVO.
Daniela Melaré Vieira Barros.

10. REFLEXÃO: UM CAMINHO PARA A CONSTRUÇÃO DA COMPETÊNCIA
Elaine Maria Salies Landell de Moura.

11. APRENDIZAGEM E CONHECIMENTO:CONEXÕES PLANETÁRIAS
Ricardo Tescarolo, Lauro Darós.

12. HISTÓRIA, GEOGRAFIA E ENSINO RELIGIOSO:UMA PROPOSTA INTEGRADA
Sérgio Rogério Azevedo Junqueira, Edile Maria Fracaro Rodrigues, Débora Toniolo Rau.

13. ENSAIO SOBRE SERENIDADE E EDUCAÇÃO
Manoella Neves, Karina Galdino.

14. NARRATIVAS DA INFÂNCIA:OS SENTIDOS DO BRINCAR E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Katia Regina Moreno Caiado, Carolina Lucenti Pereira.
Saiba Mais

Editorial: “Aprendizagem e conhecimento na formação de professores v. 11 n. 32 Jan./Abr. 2011″
- Evelise Maria Labatut Portilho.

Dossiê:

1. Representações sociais de ingressantes de Pedagogia sobre creche e pré-escola: um estudo em quatro Estados brasileiros. – Lenira Haddad, Maria Helena Cordeiro. (p.15-35)

2. A organização do espaço na educação infantil: o que contam as crianças? – Rita de Cássia Martins, Marynelma Camargo Garanhani. (p.37-56)

3. A educação infantil e seu cotidiano. – Elaine Maria Salies Landell de Moura, Paulo Alexandre Cordeiro Vasconcelos. (p.57-67)

4. Os referencias curriculares nacionais para educação infantil: implicações do modelo espanhol à prática brasileira. – Neide de Aquino Noffs. (p.11)

5. Habilidades matemáticas básicas en alumnos de 3º de Infantil: detección temprana de dificultades de aprendizaje y orientaciones para la intervención – Maria Cristina Núñez del Río, Maria Isabel Pascual Gómez. ( p.83-105)

6. Educação infantil: fundamentação e elaboração de instrumentos de pesquisa. -
Laura Monte Serrat Barbosa, Larissa Maria Volcov Alves, Mônica Cristiane David. (p.107-122)

7. O desafio de pesquisar a educação infantil: limites e possibilidades -
Evelise Maria Labatut Portilho, Hilda Maria Zanetti Heller de Mattos, Juliana Boff Aramayo Cruz. (p.123-142)

Diversos:

1. Múltiplos olhares sobre a produção do conhecimento em educação especial – Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi. – (p.145-165)

2. Educação e complexidade: possibilidade de uma relação mais orgânica. -
José Augusto Florentino, Cleoni Maria Barboza Fernandes. (p.167-186)

3. A Educação superior em prova: o perfil da educação superior apresentado pelos resultados do ENADE 2005-2006. – José Carlos Rothen, Fernanda Nasciutti. (p.187-206)

4. Realidade do professor substi tuto nasuniversidades da região Sul do Brasil: contribuições para a qualidade do trabalho docente. – Daniela da Silva Aimi, Silvia Maria de Aguiar Isaia. (p.207-224)

5. Interações criança-criança e a coconstrução da linguagem: uma análise qualitativa. -
Viviane Fernandes Faria Pinto, Diva Maria Moraes Albuquerque Maciel. (p.225-245)

Resenha:

1. Como pesquisar em educação a partir da complexidade e da transciplinaridade?
Ricardo Antunes de Sá. (p.249-253)

Saiba Mais